Percepcao Empreendedorismo

Respondam nesse espaço ao exercício de Empreendedorismo:

Samuel Carlos (23/03/2011)

1 - Na minha opnião empreendedorismo é uma forma inovadora ou não, de se dedicar à organização, administração e execução de detreminadas atividades que gerem riqueza através de transformada de conhecimento em produto.

2- Eu nunca tive uma experiência empreendedora, porém tenho algumas idéias (só não sei se botar em prática faz parte dos meus planos).

3 - Meu Pai é um empreendedor pois ele abriu seu escritório de direito a cerca de 20 anos atrás (quando tinha acabado de sair da faculdade) e hoje é conhecido por toda a cidade.
Outra pessoa que eu considero empreendedora, mas não conheço é Mark Zuckerberg, pois ele teve a coragem de criar algo que, embora seja normal, onseguiu transformar a forma de comunicação e relação entre as pessoas.

Joseniel Gleydson de Melo Vasconcelos (19/03/2011)

1 - Empreender pra mim é enxergar em uma boa idéia um oportunidade e ter a capacidade de transformar essa idéia promissora em um negócio lucrativo.

2 - Em 2007 tive a oportunidade de transformar meu conhecimento em informática e desenvolvimento de softwares numa micro empresa individual que sobrevive até os dias de hoje prestando servicos de desenvolvimento de softwares sob encomenda e manutenção de softwares ja em produção. Antes de entrar para o curso de BCC eu tinha outros planos para aumentar meu negócio, mas minhas prioridades mudaram um pouco, pelo menos até o fim da graduação.

3 - Tenho dois exemplos de empreendedores na minha familia:

Meu pai Joseniel Vasconcelos foi forçado a procurar uma nova atividade depois que a fábrica onde ele era gerente de vendas foi fechada, se aproveitando do conhecimento e dos contatos que fez durante muitos anos nesse ramo ele montou uma pequena fabrica de sacolas plásticas.
Meu tio Natanael de Vasconcelos, esse é o meu exemplo mais proximo e concreto de um empreendedor. Um funcionário público, contador da prefeitura de Bom Conselho, percebeu que existia uma enorme carência na região de profissionais dessa área, resolveu então abandonar o serviço público e abrir uma empresa de contabilidade e consultoria em administração pública, a Navasil Consultoria, que completa nesse ano de 2011 20 anos de existência.

César Magno Gomes da Silva (19-03-2011)

1 - Para mim empreendedorismo é o uso da observação aliada a perspicácia que possibilita a obtenção de idéias inovadoras e principalmente OPORTUNAS, quando essas duas coisas estão aliadas à um espírito de liderança e perseverança para mim daí se obtem o empreendedorismo.

2 - Sempre tive muitas idéias ainda quando pequeno as mais interessantes eram sempre desacreditadas por causa da minha idade às vezes até por pessoas da minha família, a que eu cheguei mais perto de colocar pra funcionar foi a criação de um catálogo com estilos de formatação de computador via perfis de usuário. Com esse catálogo o cliente poderia escolher um perfil para configuração do seu pc
por exemplo: Gamer então a instalação e configuração do pc dele seria personalizada para otimizar o uso de jogos no pc.

3 - Bem eu poderia citar pessoas famosas mas acho que seus exemplos são bastante conhecidos e embora eu esteja realmente tentado a usar a resposta mais fácil, estes não foram participantes dos livros que mais gosto de ler aos estilos e exemplos de "A arte da Guerra" (Sun Tzu) e "O princípe" (Nicoláu Maquiavel).
Acho que meus grandes exemplos foram meu pai e minha mãe, meu pai era funcionário concursado do Banco do Brasil, e durante uma época em que o BB estava precisando diminuir o seu pessoal e oferecendo vantagens e idenizações para os funcionários que saíssem por conta própria, meu pai resolveu sair e pegou o dinheiro para envestir em terceirização de informática educacional, algo que naquela época (Mais de 15 anos atrás) não existia e que tem sido até hj o financiador da minha vontade de fazer BCC.

Emanoel Carlos G. F. S. (19.03.2011)

Procurei não ler as outras respostas ;D

Defina Empreendedorismo
Pra mim, empreendedorismo é a percepção de nichos e oportunidades até então não exploradas. Um profissional empreendedor é aquele que cria novos produtos e serviços que revolucionem, não necessariamente em escala global, mas também em um mercado fiel e local mesmo. É ter idéias inovadoras, e (re)modelar processos já existentes. É saber também que um produto nunca estará pronto e acabado, que a sociedade evolui e muda e seus produtos idem.

Descreva uma experiência empreendedora pessoal.
Tenho umas idéias em mente, falta agora colocar em prática. (=D)

Cite dois empreendedores que você conhece. Descreva suas atividades.
A resposta canônica: Bill Gates e Steve Jobs (ambos meus tios =p). Apesar de umas polêmicas aqui e ali (hehehhe)

Aluno: Carlos Adriano B. Silva

Questão 1 - Defina Empreendedorismo.

Resposta: Empreendedor ao meu ver é a nomenclatura dada a um perfil de profissional que inova ao criar serviços ou produtos que antes inexistente resolvendo problemas ou gerando facilidades para um grupo de interesse. Acredito que a atuação do detentor desse perfil não é apenas na criação de novos serviços, mas também de novas formas de utilização do mesmo.
É importante verificar a diferença entre empreender e administrar. Por exemplo: ao adquirir uma franquia, se não for dada a esta uma nova roupagem ao serviço ou modelo de negócio (como é o que ocorre com franquias) você não estará empreendendo e sim administrando um negócio de quem já empreendeu.
Empreendedorismo está fortemente ligada à inovação.

Questão 2 -Descreva uma experiência empreendedora pessoal.

Resposta: Atualmente vivo uma experiência empreendedora. Não sei se tenho propriedade para tal afirmação, pois ainda não sou um empreender por completo, estou na fase de busca de conhecimento e planejamento. Mas possuo alguns “surtos” de empreendedorismo quando penso em serviços (de tecnologia) que não existem ainda ao menos no formato que penso e que vejo oportunidades de sucesso para o mesmo. Quando eu implementar alguns deles, serei um empreendedor por completo. Destaco uma experiência empreendedora a idéia de um projeto que tive e que desenvolvi junto com alguns colegas no curso de gerenciamento de projetos. Como só está no papel ainda, não jugo ser um empreendimento.

Questão 3 - Cite dois empreendedores que você conhece. Descreva suas atividades:

Resposta: Na verdade não conheço, apenas sei quem é.
1 - Um amigo de um amigo meu tem um serviço de entrega de espetinho e refrigerantes em locais de trabalho. Achei bacana.
2 – Steve Jobs também não conheço mas sei quem é: Julgo-o extremamente empreendedor, pela sua linha de produtos inovadores que inclusive ditam certas áreas do mercado de tecnologia.
3 – Eu, estudante (mas futuro empreendedor).

Carlos Alexandre Silva de Melo

1) A arte de inovar, empreender é o ato de usar o conhecimento que fora adquirido tanto de mercado, quanto de qualquer outra area, e usa-lo de maneira impactante na vida de alguém(Clientes), modificando a maneira em que algo é realizado ou criando novas coisas com o objetivo unico de obtenção de lucro!(Fato).

2) Não tive nenhuma idéia inovadora até hoje.

3) Meus pais, que tem seu proprio negocio e começaram a expansão do mesmo, além de investirem em imovéis.

Antonio Paulo de Almeida

1) Defina Empreendedorismo:
Empreendedorismo pra mim é o senso de empreender, de tentar algo novo, seja o que for. De ter uma idéia, implementar e fazer dar certo.

2) Descreva uma experiência empreendedora pessoal.
Na época do colégio, eu e uns amigos tinhamos um blog de comédia que chegava a ter 600 visitas/mês. achei o máximo na época. haha.

3) Cite dois empreendedores que você conhece. Descreva suas atividades.
Acho que posso citar meus pais. ambos têm seus negócios e têm acumulado bons resultados. entre todos os grandes empreendedores da hisória, eu admiro muito o Henry Ford e o Howard Hughes (este ultimo um pouco menos conhecido) os caras eram realmente muito arrojados no que diz respeito a inovação, e pareciam não ter muito receio de errar.

Ygor César Nogueira Sousa

1) Defina Empreendedorismo:
Empreendedorismo pra mim consiste em usar de um senso para ter ideias inovadoras ou não, saber onde aplicar, no tempo certo e da maneira correta, para assim trazer soluções, atingir novos nichos. Começar com algo que ainda não exista ou que não exista em um certo lugar, em um dado tempo e situação correta é um exemplo de empreendimento.

Rapaz… Ate hoje… Nada hauhauhuaha… Ideias eu tenho de monte mas nunca cheguei a tentar implantar alguma delas.

Bom, não conheço pessoalmente nenhum dos que falarei… hauhauha
Mark Zuckerberg - Criador do Facebook, a cada dia que passa interliga sua rede social em novos serviços inovadores. Ele pode não ser na sua empresa o cara de toda visao empreendedora mas é um empreendedor nato.
Steve Jobs - Não posso falar nada que nao seja algo como "Muito coisa da TI de hoje e de ontem veio da mente desse cara e de sua visão extremamente empreendedora".
Bill Gates - Bom… Simplesmente uma Lenda do Empreendedorismo.

Micael Soares de França

1)Defina Empreendedorismo.

Empreendedorismo esta ligado ao empreendedor e ao ato de empreender, que é todo e qualquer tipo de investimento que se faz em um determinado projeto esperando algum tipo de resultado ou retorno material/financeiro ou não.

2)Descreva uma experiência empreendedora pessoal.

Estudar também é empreender! estou investindo em meus estudos para me aperfeiçoar,
garantir um bom futuro profissional e por satisfação pessoal.

3)Cite dois empreendedores que você conhece. Descreva suas atividades.

Há um tempo atrás um tio meu fez uma sociedade com outra pessoa da família para investirem abrindo algumas Lan Houses,
e paralelamente a isso ele desenvolvia alguns softwares para pequenos estabelecimentos.

___

Joseph

1) O empreendedorismo é um projeto cujo objetivo é reunir esforços e recursos para criar (inovar) um produto ou serviço e que na maioria das vezes tem como fim a obtenção de lucro.

2) Não me lembro de nenhuma experiência empreendedora da qual consegui ganhar um bom dinheiro, pelo que eu me lembro já tentei dar aulas de violão cobrando um preço bem acessível, mas acho que fui subjugado e não consegui ganhar a confiança dos clientes (uma vez sendo um "rapazinho"). Acredito que ninguém botou fé em mim, mesmo tendo vontade de aprender. A falta de um bom marketing também entra aqui.

Outra experiência que me frustra foi a tentativa de vender itens de coleção a meus colegas que colecionavam (coisas como tazzoo, figurinhas, etc.). Percebendo que eles davam muito valor as atribuições que um item específico tinha, ao notar que algum colega possuia algum item repetido que outro colega não possuia, eu tentava adquiri-lo trocando por um ou mais itens dos meus e tentava vendê-lo ao colega que não tinha o item.
Tomando certa vantagem na característica deles darem importância as atribuições de itens específicos (as vezes, um dos meus valia vários dos outros). O interessante é que vez ou outra alguém comprava, porém por ser algo com baixo valor, perdia-se a emoção com o tempo (as vezes não me pagavam). E, como era um negócio que não exigia quase investimento nenhum, era fácil um concorrente aparecer. Resultado? O mercado saturou.
Contudo aprendi alguma lição: Negociar com figurinhas só dá algum lucro no início. :]

3) A minha mãe é consultora natura e buscou um jeito de chamar a atenção para seus produtos. Decidiu ir mais além que a demonstração dos produtos na casa do cliente e montou em sua própria casa uma vitrine com diversos produtos da marca, isso deu ao negócio uma certa robustês, trouxe mais elegância e profissionalismo assim como proporcionou ao cliente um serviço de pronta entrega (não mais necessitando fazer o pedido e esperar sua chegada), como era de se esperar, aumentou sua clientela já que é mais cômodo para o cliente comprar e receber o produto o mais rápido possível.
Um outro bom empreendedor que conheço, modéstia parte, sou eu. Não posso deixar de acreditar da minha capacidade por causa de algumas experiências infantis ou por não ter colocado nada em prática que funcionasse de verdade. O que a gente tem que fazer é confiar no que quer, se empenhar e exercitar a criatividade, quem sabe um dia dá certo!

Glaydson Martins - 20/03/2011

q1) Defina Empreendedorismo.

R-> Gerar e gerir negócios (geralmente lucrativo) com base em idéias inovadoras e oportunas. Um Empreendedor também tem de ser um bom Administrador, para o devido sucesso do empreendimento, seja ele qual for.

q2) Descreva uma experiência empreendedora pessoal.

R-> O único Empreendimento que considero, seria da obtenção de conhecimento das várias áreas de TI, a qual venho cada vez ganhando ao decorrer do curso, para no futuro provavelmente ter uma experiência Empreendedora.

q3) Cite dois empreendedores que você conhece. Descreva suas atividades.

R-> Gláucio Queiroz (Casa das Balas) - Trabalha tanto no comércio quanto no setor atacadista / distribuidor no ramo alimentício. Possui uma loja, duas Distribuidoras (Garanhuns e Caruaru) e também um Broker da Chocolates Garoto. Posso ver de perto o quanto este negócio Empreendedor cresce a cada dia e quão bom Empreendedor e Administrador é seu gestor.

Não conheço (pessoalmente) outro empreendedor, mas não podemos deixar de fora grandes Empreendedores como Sílvio Santos, Bill Gates, Mark Zuckerberg, dentre outros…
___

Daniel Batista da Silva__

Respostas:

1) Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

2) Ainda não tive uma experiência empreendedora pessoal.

3) Airon - Proprietário da rede Cruzeiro —> Postos de combustíveis e Hoteis, da região de Arcoverde, Poção, Alagoinha e Pesqueira. Começou do nada, acreditou e venceu. Rodrigo Trajano - Proprietário de empresa de softwares em Garanhuns e Região. Acreditou no negócio e deu certo.

Adonias Ferreira Ramos

1 - Defina Empreendedorismo.

Resposta - Empreendedorismo é o estudo relacionado à criação de um projeto. AO meu ver, consiste em ter uma idéia INOVADORA ou não, colocar essa idéia em prática e fazer com que essa idéia sobreviva e cresça no mercado, atingindo e ultrapassando os objetivos pré-definidos.

2 - Descreva uma experiência empreendedora pessoal.

Resposta - AINDA não tive uma experiência empreendedora, embora esteja trabalhando para isso.

3 - Cite dois empreendedores que você conhece. Descreva suas atividades.

Resposta - Conheço várias pessoas que tiveram suas próprias idéias (inovadoras ou não) e colocaram seus próprios negócios, que por sua vez deram certo. Vou citar duas de Águas Belas: O primeiro teve a idéia há alguns anos atráz de colocar um provedor de internet na cidade, levando internet a toda a cidade e o seu negócio só tem crescido (antes poucas pessoas possuiam internet em casa). O outro teve uma idéia não inovadora, mas teve a competência de abrir na cidade uma loja de materiais de construção que é uma que das mais vende material de construção na cidade. Este último julgo mais como um bom administrador e não como um empreendedor!