Percepção - Piratas do Vale do Silício

-Ygor César Nogueira Sousa--—-
No começo do filme ao completarem a caixa azul, Steve Jobs se expressa falando: “Informação é poder”. Apresentando assim uma das características de ser empreendedor em si mesmo.
Ao ver uma oportunidade de criar uma linguagem de programação para o primeiro minicomputador, o projeto Altair, Bill Gates e seus amigos a agarram mostrando iniciativa e a percepção de oportunidades, características de um empreendedor.
Steve Jobs mostra muita persistência ao ir em vários bancos e até, tirar a barba, assim como grande comprometimento.
Ao falar que queria vencer a IBM, Jobs Determinou uma grande meta para sua empresa.
Bill Gates Mostra um poder de persuasão enorme em várias cenas, entre elas se destaca uma de quando ele convence que o Altair não é nada sem sua linguagem de programação.
Sempre falando em artistas e arte, Jobs mostrava sempre seu apego pela qualidade. Em várias cenas do filme aparece ele cobrando arte e eficiência.
Ao falar com a IBM sobre o DOS, Bill mostra grande auto-confiança e persuasão e o achado de uma grande oportunidade.
Jobs viu grande oportunidade na GUI e no mouse, da Xerox, e com grande persuasão, conseguiu informações do projeto.
Usando de sua persuasão fenomenal, Bill Gates consegue o projeto do Macintosh e rouba a idéia da GUI. Conquistando o mercado mais rapidamente que a Apple.


Joseph:

Praticamente em todo o filme uma das características do comportamento empreendedor mais notáveis é, sem dúvida, a persuasão. São várias as vezes que essa característica aparece explicitamente. Mas, vamos por partes.

Aproximadamente aos 6 min. do filme, numa conversa sobre as caixas azuis, Jobs fala algo que revela a sua característica de busca de informações, quando fala: "Informação é poder", apresenta-se como alguém que pressente o futuro e que sabe o quanto a informação poderia se tornar algo tão precioso, mas ele não revela essa característica tão concretamente quanto Gates, que em vários momentos do filme se encontra lendo jornais, revista, procurando oportunidades, sempre buscando um jeito de estar sempre informado.

Também,é mostrado que ambos, Jobs e Gates, junto com suas equipes, estavam sempre atennto a maneira como o mercado estava se transformando, sabiam quem eram seus concorrentes diretos, como a IBM, e as chances que tinham no mercado. Isso também é busca de informações.

Sobre a iniciativa, a busca de oportunidades, essa CCE fica clara em Gates quando ele e Paul Allen ligam para o Roberts da MITS, se oferecendo para programar o Altair, isso foi uma oportunidade que eles enxergaram e correram atrás.
Quanto a Jobs e Wozniak, também revelaram iniciativa a procurar expor seu produto para os curiosos e a mídia sempre que tinham a oportunidade. Atitude que fez seu trabalho ser divulgado a ponto de atrair um investimento de 1/4 de milhão.

Quanto a persistência, de um lado Jobs buscando emprestimo nos bancos para financiar seu projeto, até encontrar o Mike, o cara da Intel. A persitência também é notada nas atitudes de concorrer diretamente com a IBM mesmo ainda "peixe pequeno", conseguir o mouse da xerox, criar computadores revolucionários.
Do outro lado, Bill Gates persiste várias vezes em tentativas sem sucesso de se destacar, Jobs sempre tinha algo melhor, como no caso do "Apple II" que chamava mais atenção que o Altair (computador programado por Gates), ou como no caso da interface gráfica que se encontrava muito a frente do que o DOS podia oferecer. E ainda o exemplo de persistência que abre as portas para o surgimento do que posteriormente seria o Windows: o contrato com a IBM para licenciar o DOS (Isso também é buscar por oportunidades).

Quanto a independência e auto-confiança, Jobs se mostra bastante aderente, ele confiava tanto no seu trabalho que acreditava estar mudando o mundo (de fato mudou acreditando no sucesso do PC), dizia as pessoas que a Apple era um novo jeito de pensar, isso até é um pouco revolucionário.
Já Gates, ele não chegaria até onde chegou se não acreditasse no seu trabalho.

No filme, Jobs, mais que qualquer outro, se revela um empreendedor que visa a excelência sobretudo, a qualidade, eficiência, eficácia dos produtos. Ele queria produzir os melhorem produtos do mercado, característica que lhes rendeu grande diferencial competitivo. A apple foi a primeira a comercializar pcs com interface gráfica. Até hoje buscam sempre introduzir conceitos novos, verdadeiras inovações, no mercado.

Por fim, como dito anteriormente a persuasão se mostrou uma forte característica em ambos. Eis alguns fatos:
Wozniak diz que não sabe falar, mas Steve Jobs tem talento pra chamar a atenção (persuasão).
Bill Gates tenta negociar com o Roberts (do Altair) sobre o valor que ganhariam por cada cópia do Basic comercializada junto ao Altair: "Seu produto é ótimo e precisa de nossa linguagem" (Gates).
Jobs consegue convencer os pesquisadores da xerox a mostrar como o mouse funciona.
E a melhor: Gates faz o avião parar. E como se não bastasse, convence Jobs a aceitar sua parceria.
Bom, contudo, mudei minha opnião a respeito da persuasão, não dava muita atenção a essa característica, mas percebi que, de repente, pode ser uma arma poderosa na hora de conquistar uma oportunidade.

E isso tudo não se contaria num filme se Gates e Jobs não tivessem comprometimento com os seus empreendimentos. O filme me fez refletir.


Adonias Ferreira Ramos

Durante todo o filme percebem-se cenas em que se encaixam várias CCEs – Características do Comportamento Empreendedor. Tanto Bill Gates como Steve Jobs sempre estavam bem informados sobre o mercado, de olho nos concorrentes – Busca de Informações. Eles também tinham muita iniciativa e estavam sempre em busca de oportunidades, pois foi o desejo de criar uma ferramenta para mudar o mundo que motivou estes jovens empreendedores a criar a indústria moderna de computadores pessoais. Percebe-se também a CCE Estabelecimento de Metas, pois primeiro eles fizeram planos (estabeleceram metas) para criar o microcomputador. Ao apresentar a idéia de um computador a HP e essa idéia não ser aceita, eles não desistiram, isso mostra persistência. Ao receber um investimento de 205 mil dólares para o projeto dos computadores, mostra que eles tinham comprometimento. No filme percebe-se muito a persuasão, acho que eles focaram muito nesta característica de um empreendedor. Gates usou a persuasão para conseguir um contrato de seu sistema operacional “que ainda nem existia” com a IBM. Foi com o uso da persuasão também que Paul consegue comprar o DOS por 50 mil dólares e a partir dele surgiu o MS-DOS. Jobs também usou a persuasão para conseguir da Xerox informações sobre a Interface Gráfica e o Mouse. Jobs também sempre cobrava da sua equipe qualidade e eficiência. Com tanta lábia, Bill Gates consegue trabalho na Apple e rouba algumas de suas idéias, foi a partir daí que surgiu o Windows e Gates ultrapassa a Apple. Percebe-se também que eles tinham muita visão de mercado e estavam sempre em busca de um produto exclusivo e de superior vantagem competitiva.